Corcovado com Nova Iluminação

Matéria recebida do Parque Nacional da Tijuca, que por sua vez foi publicada no Jornal O Dia.

Novo sistema de última geração será inaugurado no dia 1º março e oferece possibilidade de mudar a cor da iluminação sem precisar de refletores

POR THIAGO FERES

 

Rio – Previsto para ser inaugurado em 1º de março de 2011 ? data do aniversário da cidade do Rio de Janeiro ? o novo sistema de iluminação do Cristo Redentor deve ser aceso a distância, por toque de celular, pelo próprio Papa Bento XVI, direto do Vaticano. Segundo a Arquidiocese do Rio, as negociações já estão bem adiantadas e a decisão deve ser anunciada nas próximas semanas.

Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia 

Programação de luzes acionada pela internet | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia

A nova iluminação, de mesma tonalidade da atual, utilizará soluções com tecnologia de última geração (LEDs), com vida útil de até 10 anos. Entre as principais vantagens, o novo sistema oferece flexibilidade de cores, evitando assim que projetores especiais precisem ser instalados em caso de campanhas que trocam a cor da iluminação da estátua.

Tanto a programação das luzes quanto o acionamento poderão ser realizados via Internet, celular ou controle remoto. Um simples toque aciona o programa de computador responsável pela ativação da luz.

?A nova iluminação do monumento é um presente para a cidade, para os católicos e não católicos?, declarou o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.

ENTORNO REVITALIZADO

Além da iluminação, todas as instalações elétricas do monumento e entorno, como escada de acesso e estacionamento superior, serão revitalizadas ou substituídas, de acordo com estado atual de conservação. Todas as instalações serão monitoradas 24 horas por câmeras para garantir a segurança do sistema e manutenção.

A nova tecnologia também consome aproximadamente 80% menos energia. Além disso, o sistema ? patrocinado pela empresa alemã Osram ? é inteligente e, caso falte energia, um gerador será acionado automaticamente.
Ao inaugurar os 260 novos projetores às vésperas do Carnaval, a expectativa é também proporcionar aumento de visitações turísticas ao local, afirma a Arquidiocese.

Fonte:http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/12/papa_vai_acender_luz_do_cristo_por_celular_129491.html

Postado por PARNA-Tijuca no Parna-Tijuca em 08/12/2010 07:14:00 PM

Esse post foi publicado em Corcovado, Tijuca, trilha e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s